Categorized | News

Filmado o “dedo” de gelo que congela tudo o que toca na Antártica

IceFingerofDeath3

Repórteres da BBC foram até a Antártica documentar o efeito do “Dedo de Gelo da Morte”, que consiste em uma enorme coluna de gelo que, quando toca o fundo do oceano, congela e mata todos os animais que vivem em volta.

O que acontece é o seguinte: as temperaturas no fundo do mar são sempre mais altas que acima da superfície, o que faz com que os fluxos de calor vindos do mar quente até ao ar frio formem gelo. À superfície, a água salgada tende a solidificar e, nesse processo, se une em torno da mesma coluna, como se fosse uma gigantesca “estalactite”. À medida que esse tubo de gelo vai descendo para as profundezas do mar vai entrando em contato com uma temperatura mais amena.

IceFingerofDeath1

Mas é quando toca o chão que a “magia” se dá: o gelo se espalha pelo fundo do mar, como se fosse um líquido derramado no chão, destruindo tudo à sua volta. Ouriços, estrelas-do-mar e outros habitantes do fundo do oceano morrem instantaneamente, nem tanto pelo choque térmico, mas por se verem envolvidos nessa ‘teia de gelo’ que alastra e da qual não conseguem se libertar

Os repórteres da BBC montaram as câmeras em locais de difícil acesso e fizeram essas imagens incríveis – em seis horas, a coluna de gelo se formou, afundou e congelou tudo ao redor. Assista:


Fonte: BBC

47 Responses to “Filmado o “dedo” de gelo que congela tudo o que toca na Antártica”

  1. thais disse:

    que peninha das estrelas do mar =(

  2. Felipe disse:

    Vide que o video está acelerado, então todo esse congelamento é BEMMM lento, assim como colocar uma garrafa de água no congelador.

    • Daniel disse:

      É feito em 6 horas de filmagem. Desde o seu crescimento até congelar tudo. Então é mais rapido do que isso 🙂

  3. Romualdo disse:

    Mais uma vez deus mostra as coisas maravilhosas que é capaz de fazer. Só não enxerga quem não quer.

    • Diabo disse:

      Mas que insistência que nego tem de dizer que a parada é coisa de Deus. Nego é tão alienado que antes de sequer tentar raciocinar os processos físicos envolvidos quer falar que foi Deus e pronto. Vai viver e aprender ao invés de ficar falando “foi Deus que fez”, “foi Deus que quis”, “foi Deus que deu”… saco.

      • Telma disse:

        Deus fez as leis da fisíca para que os fenómenos se realizassem.
        A ciência, a física, a química, etc, são a explicação para nós de como as coisas na natureza que Deus criou são feitas

        • Miguel disse:

          Por que é necessário algo ter criado as leis da física ? Uma reflexão para Vc: Se é tao normal acreditar que algo criou as leis da física, pq nao é normal acreditar que algo criou deus ? Oque de tão magico tem essa palavra que não permite esse segundo raciocínio. E na minha opinião é mais fácil acreditar que o homem criou deus do que o contrario. Abç e boa reflexão.

        • Helio disse:

          E mais uma vez, perante algo que é filmado, explicado e racional, tem de haver sempre uma alminha fraca e obtusa que diz que foi “deus”… oh pobres de espírito!

        • victor disse:

          deus é um pensamento, podemos pensar qualquer coisa.

          • Paola disse:

            Gente, cada um acredita no que quiser, se quiser acreditar que foi Deus, acredita, se quiser acreditar que foi o acaso, acredita tbm. Putz, que falta de respeito com opiniões diferentes! Isso, pra mim, é que é a verdadeira ignorância. Ser teísta ou ateu é direito de cada um! Ser um ateu que fica achincalhando religiosos é a mesma coisa que ser um crente que fica se metendo na vida dos outros e fazendo m***a na política…

    • Douglas disse:

      É super maravilhoso, congela e mata tudo…

    • Tati disse:

      Realmente, uma maravilha! Todas aquelas estrelas do mar e outros seres vivos nao tem nenhum valor, a beleza do seu congelamento é uma maravilha.

    • Antonio August disse:

      deus…. rsrsrsrs… natureza, isso sim, bela e implacável…

    • Davi T. disse:

      Pessoas como você vivem um fanatismo tão cego que qualquer coisa para vocês é deus. Segundo a bíblia, essa região do mundo nem existe, não há espaço, não há física, química, biologia. Tudo seria deus mesmo. Esse vídeo, no entanto, mostra cientistas, pessoas sérias e que fazem uso de metodologias comprováveis, estudando um fenômeno que ocorre em uma região absolutamente remota do mundo, que poderia até ter sido descrita por deus, que seria onipotente e onipresente, mas isso nunca aconteceu. A bíblia descreve apenas lugares onde os homens que escreveram a bíblia estiveram, exatamente como se a bíblia tivesse sido escrita apenas por homens, sem qualquer influência “divina”.

    • José disse:

      E você, já enxergou Deus? Hahahahahahahahahaha

    • Roberta disse:

      Matar seres inocentes é tão fofo. Como deus é bondoso!

    • Pedro disse:

      Claro. Esse tal deus, bom e justo, congela vivas centenas de criaturas para nos mostrar a nós humanos as coisas “maravilhosas” que é capaz de fazer. E vai fazer isso no fundo do mar na Antartida mas antes convoca a BBC para fazer a cobertura do evento. É mesmo como dizes: “só não enxerga quem não quer”. Pensa antes de falar.

    • tito disse:

      Se a fome e guerra existe e porque deus quer…

    • Bruno disse:

      Realmente um saco esses fanáticos atribuindo qualquer peido da natureza a uma vontade de “deus”. Que coisa chata!!!! É apenas água se congelando.

    • Wilson disse:

      Romualdo, vai ler um livro cara, por favor. (E que não seja a bíblia).

  4. edwiges disse:

    Que intrigante! Acontece cada coisa pelo mundo!

  5. Gabriel disse:

    Ou só enxerga quem tem pensamento tendencioso e acha que tudo é deus.

  6. Rodrigo disse:

    Bacana o seu Deus mata todos os seres do fundo do mar sem do nem piedade

  7. Fabio disse:

    Deus faz essa coisa maravilhosa de matar paralisados vários animais sem nenhum proposito? Genial.

  8. Leandro disse:

    Não é bem a água salgada que solidifica. A água mais salgada e fria NÃO CONGELA, mas afunda por ser bem mais densa, provoca o congelamento de uma fina camada ao redor e forma esse “canudo” de gelo.
    Sds!!

  9. Yuri disse:

    Muito legal, num sabia que existia algo do tipo!

  10. Leonardo disse:

    Os caras falando “coitada das estrelas do mar”, mas vale lembrar que, em muitos casos, esses bichinhos são verdadeiras pragas — acabam com os corais, algas e ovos de peixes. Se vocês assistissem a documentários sobre isso, diriam: “Estrelas do mar filas da $#@*!!!”. Tudo depende do ponto de vista. Mas, enfim, a natureza é sábia e sabe o que está fazendo…

  11. Poxa, e mesmo com tantos anos de evolução por lá as estrelas-do-mar ainda não aprenderam a fugir quando a parada esfria?
    Ou será que não dá pra sentir esfriando quando o gelo chega?

    • Fabio disse:

      Boa observação. Esse tipo de coisa deve acontecer muito raramente e matar bem poucas estrelas do mar, o que explicaria pq elas não precisaram ou não conseguiram aprender a fugir.

      Digo, não precisaram aprender pois penso que as espécies simplesmente ignoram tudo aquilo que não as coloca em risco de extinção, mesmo que seja a morte de vários indivíduos. E acho que a principal técnica de aprendizado de uma espécie é por tentativa e erro, o que só funciona diante de algo que acontece o tempo todo.

  12. Fabio disse:

    O mais engraçado do religioso é quando ele começa a conversa dizendo que X é ato de Deus, que Deus é assim, e Deus é assado. O religioso sabe tudo sobre Deus.

    Depois, quando vc começa a fazer perguntas sobre Deus, o religioso invariavelmente vem com a famosa frase “Deus é misterioso.”

    Ou seja, no final da conversa, ele não conhece Deus como ele disse que conhecia no começo da conversa.

    Quando é conveniente, sabe-se tudo sobre Deus. Quando não é conveniente, Deus é misterioso.

  13. Bruno disse:

    Todos aqui ainda nao pararam para enxergar as belezas da vida! Tudo é motivo para discórdia e discussão, até mesmo algo extraordinariamente bonito gera ofensas e zombarias! Quem é cristão acredita que foi Deus e pronto e aos ateus de plantão basta ofender aos cristãos e botar a ciência em primeiro lugar! Até quando todos aqui vão aprender a respeitar a opinião alheia? Eu sou biólogo e ao mesmo tempo acredito em Deus! A ciência e a religião coexistem e se aceitam somos nos seres humanos que humilhamos ao próximo e dizemos com certeza que o a crença pessoal é amor e melhor que as outras que existem! É patético as demonstrações levianas de superioridade! Todos tem que pensar antes de falar, principalmente os que vão usar esse espaço para a ofensa moral! Sejamos mais humildes nas nossas ações e pensamentos!

    • Malu disse:

      As pessoas estão perdendo a essência, estão se deixando levar pela emoção e perdendo completamente o respeito umas pelas outras e o foco.. A superioridade e a soberba estão subindo a cabeça das pessoas!! É muito triste isso! Pura hipocrisia!! A natureza é linda!!! E eu creio que todas essas maravilhas que temos o prazer de esperimentar através da ciência, vem de Deus!! Não zombem do que não se conhece e do que nunca se esperimentou!!! Mas respeito por favor!!

  14. Felipe disse:

    Eu (Deus) congelarei estes pequenos seres… unicamente… para demonstrar o que eu posso fazer…maaaaaaassss opto em minha sabedoria infinita em não o fazer aos homens… uma por que os homens ainda não moram sob as águas… e outra… não preciso me explicar… eu atuo de maneiras misteriosas… escrevo certo por linhas tortas e etc!!

  15. Mirian disse:

    Infelizmente os ateus e cia são demasiadamente supremacistas, preconceituosos, cheios de ódio por todos que não pensam igual a eles. Amor e respeito? Eles nem sabem o que é isso. Eles não toleram o contraditório. Se acham os donos de toda a verdade e se acham os mais inteligientes de toda a terra. Pessoas pretenciosas são assim mesmo. Eles medem as pessoas pelo que elas acreditam, não pelo caráter. É uma pena, pois pessoas assim são infelizes, pois não tem como ser feliz com o coração cheio de tanto ódio, intolerância, violência e soberba.

  16. Verdade Absoluta disse:

    ‘Para onde quer que olhe, sempre haverá algo para se ver’. Mas só é possível enxergar a Deus quem tem olhos livre teorias improváveis. Vulgo evolução.

  17. Paula disse:

    A gente não poderia só apreciar o fenômeno, cada um atribuindo ao que acredita? Sou ateia, mas não me incomodo das pessoas que não são atribuírem a natureza a Deus, cada um vê as coisas belas da melhor forma que encontra, calma gente… não como se fosse uma tese de doutorado, é um comentário… que não ofende ninguém (nos primeiros pelo menos, confesso que não li todos).

  18. Altemir disse:

    Acreditando em Deus ou não… fiquem quietos e respeitem a opinião alheia!

    E, quando tiverem algum amor de suas vidas (Pai, Mãe, Filho, Esposa ou Marido) correndo risco de vida… quero ver em que acreditarão e se vão juntar as maozinhas para o céu e pedirem ajuda ou vão procurar cientistas!

    Um beijo!

  19. Oreia disse:

    Hehehe. Olha para os que acreditam em tudo em que os cientistas dizem.Fisica Quimica.Tem 50 anos que tão tentando provar que Deus não existe hehehe . São limitados.Ora se eles mesmos dizem que so usamos 10% de nosso celebro.Da até graça pq eles parecem políticos a galera acredita em tudo que eles falam.Igual a teoria baseada em temperatura e ar.Esta totalmente errada e a quantos anos vcs idiotas acreditam nela.Pede a Deus entendimento que tudo fica claro.Tenta usar mais 10% do seu cérebro. COMEDIAS

Trackbacks/Pingbacks


Leave a Reply

Receba avisos de novas edições:

Nome
e-mail
Receber e-mail? receber
UPG

Google +