Categorized | News

Governo de Pernambuco autoriza captura de tubarões

Foto: Wikimedia Commons

Foto: Wikimedia Commons

Dois dias após a morte de uma turista paulista na praia de Boa Viagem, o governo de Pernambuco retomou ontem o convênio para captura de tubarões na orla, que já reduziu em quase 95% o número de ataques no Estado.

A apreensão dos animais, que ocorria desde junho de 2004, estava parada desde dezembro. O governo Eduardo Campos (PSB) diz que problemas burocráticos atrasaram a liberação de R$ 1,8 milhão destinados ao convênio.

A ação é coordenada pela ONG Instituto Oceanário que, junto com a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e órgãos estaduais, compõe o Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões).

De acordo com o comitê, durante os 81 meses em que houve pesca de tubarões, cerca de 400 animais foram capturados -86 de espécies agressivas. Nesse período ocorreram dois ataques, média de 0,02 por mês. Em 30 meses sem o serviço, foram 11 ataques, média de 0,36 ao mês.

Desde 2006, os tubarões capturados vivos são catalogados, marcados com localizadores e soltos em alto-mar.
“Conseguimos reduzir o risco de ataque sem impacto ambiental significativo”, disse o engenheiro de pesca Fábio Hazin, da UFRPE e do Comitê de Pesca da ONU.

A Secretaria de Defesa Social afirma que novas regras atrasaram a liberação da verba e negou que o repasse tenha ocorrido só agora por causa da morte da turista Bruna Gobbi, 18.

O repasse foi autorizado no início deste mês, disse o secretário Wilson Damázio.

O governo informou que não irá acatar a recomendação feita pelo Ministério Público de proibir o banho de mar no Grande Recife.

Fonte: Folha

Veja mais: Barco volta a monitorar praias no litoral de PE, após incidente com tubarão

_____________

96 Responses to “Governo de Pernambuco autoriza captura de tubarões”

    • geibson disse:

      depois que acontece o fato todos se mobilizam e de forma totalmente errada nao vou nem falar mais nada pois ja disse tudo!!!

  1. Micael Broggio disse:

    http://www.youtube.com/watch?v=eFQX04kERoI

    Quem é o monstro aqui heim.
    Estão aplicando os valores errados seus inconsequentes. _|_

    • bruninho disse:

      Como disse a daniela..
      A cada dia que passa eu tenho mais nojo de pertencer a essa espécie(humanos) -_-‘

      Se um tubarão viesse invadir seu lar você com certeza o atacaria. então, a praia é o lar deles, nós estamos invadindo.
      Preferia que matasse os humanos que invadem, mesmo vendo as placas.

  2. Tonny Simpson disse:

    E como sempre os animais precisam pagar o preço da estupidez humana.

    • edmundo disse:

      Se fosse o seu filho(a), com certeza vc estaria pensando diferente

      • vivi disse:

        Meu filho Edmundo, saberia ler as placas e respeitar as recomendações, ou ele não entraria no mar, porque quem manda nele ainda sou EU.

        Não foi por falta de aviso, porque isso tem de sobra…

      • gusman disse:

        se fosse meu filho seria orientado e obedeceria.

      • carlos disse:

        se fosse meu filho ele não seria idiota de entrar em um lugar que tem um monte de avisos de ataque de tubarão … vai estudar seu ignorante do caralho , mais uma vez os animais tem que sofrer a consequência por pessoas como você … idiota

      • Barbara Antunes disse:

        Se fosse meu filho eu ia educar ele pra não ser estúpido e obedecer as placas de alerta pra não por a culpa em qum não tem!

      • suzelly disse:

        De forma alguma saberia que ele foi imprudente, porque adentrar ao mar vendo várias placas e ter sido 2 vezes alertadas. de quem é a culpa??

      • Daniel disse:

        Se fosse meu filho…não seria burro ao entrar numa praia com placas de sinalização de perigo, e depois de ser avisado 3 vezes..eu disse 3 vezes, p não entrar. A culpa definitivamente não é dos tubarões!!

      • LIGIA disse:

        SE FOSSE MEU FILHO, ELE SERIA DIFERENTE DA MAIORIA DAS PESSOAS, ELE IRIA RESPEITAR OS ANIMAIS E A NATUREZA! ELE SERIA MUITO DIFERENTE MESMO! ELE TERIA INTELIGÊNCIA PRA RESPEITAR O LAR DO TUBARÃO! E SERIA BEEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM DIFERENTE DE VOCÊ!

    • Daniela disse:

      Infelizmente, Tonny! Infelizmente!!
      A cada dia que passa, tenho mais nojo de pertencer a essa espécie!

  3. Fernanda disse:

    Não se trata de pesca de tubarões pessoal! É um programa de monitoramento do litoral de Pernambuco (PROTUBA) que é feito há anos… que realiza marcação via satélite, acústica, com captura e liberação dos tubarões em local longe da praia … que tem demonstrado efetivamente resultados positivos… em que os tubarões não retornam para as praias e seguem junto a corrente!!! Divulguem com mais atenção !!! Não se trata de estímulo ou apoio a matança de tubarões… pq afinal … eles são as maiores vítimas de todos esses problemas!!!! Meus sentimentos pra todas familias afetadas com esse problema.. que foi ocasionado única e exclusivamente por causa do homem! Tem que se tomar cuidado com que se divulga e lê, pois existe um problema muito sério em Recife e divisão de grupos que apoiam e realizam a matança de tubarões como medida de contenção dos ataques! Não vamos ver o filme “Tubarão” do Steven Spilberg e muito menos divulgar e promover uma situação como essa, por favor!

    • Graci disse:

      Muito bom seu esclarecimento, Fernanda.
      Não entendo muito do assunto e sou de outro estado, mas a partir da matéria e do seu comentário dei uma pesquisada, fiquei com a impressão de que esse projeto é muito sério e comprometido com o meio ambiente. Apesar do título da matéria ser bem cretino, dá pra ter uma pequena ideia de como funciona o projeto lendo com um pouquinho de atenção. As pessoas que fazem esses projetos merecem ter o reconhecimento do bom trabalho. Uma mídia mais responsável com as informações e leitores mais cuidadosos fazem toda diferença.

      • Renato disse:

        Exatamente, Graci. Os títulos das matérias não vem ajudando.

        Aliás vem piorando tudo, colocando tudo no mesmo “balaio”.

        Uma coisa é o Protuba, que é esse convênio da UFRPE com o governo e comitês de monitoramento.

        Eles visam a captura, marcação e soltura, dos animais para fins de monitoramento de sua atividade.

        Outra coisa é o Propesca, uma facção anti-ecologia organizada por um dito Eng. de Pesca que me parece que não aprendeu nada de ecologia na graduação que fez.

        Esse grupo sim, visa a captura e morte dos tubarões, pelo motivo fajuto de SUPERPOPULAÇÃO dos mesmo. Dá pra crê ? Um dos animais mais ameaçados do mundo pela destruição de seus habitats e esses caras vêm dizer que estão superpopulosos.

        Bem, é isto.

    • Lucimar disse:

      O problema Fernanda, é termos certeza de que o processo será mesmo este informado, catalogar e soltar em alto mar com rastreador, porque sabemos que do GOVERNO e dos Políticos não esperamos muito em relação a gente, imagina em relação aos animais, pobres vítimas. Eu tenho medo é que por debaixo dos panos, saiam matando e pronto, afinal pra eles seria mais fácil!

    • Marcela disse:

      Que bom que os tubarões estão sendo bem tratados, monitorados e catalogados. Mas, mais uma vez temos que tirá-los do seu habitat para dar lugar os humanos. Será que deveria ser realmente assim???? Ou educarmos melhor as pessoas?

    • Fred Jr. disse:

      mentira, aquele barco velho é só enganação, roubalheira de verbas públicas com discurso verde

  4. Sergio Rickardo disse:

    Isso é uma tremenda demonstração do quanto as pessoas podem ser ignorantes mesmo tendo tantas informações ao seu alcance… Pois essa atitude só vai degradar mais o meio ambiente, enfatizando que assassinos de tubarões são visto como heróis, quando na verdade só contribuem para que ocorram mais incidentes…. VERGONHA!

    • Bia Mix disse:

      Não é isso. Eles não matam os tubarões eles apenas os retiram da costa e os marcam para serem monitorados! Não é exterminação é catalogação e monitoramento!

      • Lucimar disse:

        Bia, você presenciou, viu este processo?? eu também não vi, portanto, como teremos certeza que os TUBARÕES não serão simplesmente exterminados??

        • Larissa disse:

          E como teremos certeza que serão exterminados? Sério, a notícia é essa, não há provas, pela notícia, de que este projeto seja de extermínio. Existe gente séria no mundo ainda, pessoal. Gente apaixonada pelo que faz e que às vezes faz até de graça ou se endivida pra fazer. Quem trabalha com proteção animal sabe disso.

  5. Renata disse:

    Que absurdo! Só pq aquela garota foi atacada? Se ela tivesse respeitado as placas de aviso nada disso teria acontecido!

    • Rilka disse:

      Leiam a matéria acima, o comentário de Fernanda e o de Gabi p não falar besteira. LEIAM! não passem a vista. Compreendem o texto, não a chamada/título. Depois podem tecer seu comentários sem equívocos.

  6. Felipe disse:

    ridículo isso, o animal não tem culpa..quem entrou no habitat dele foi a menina MESMO com várias placas avisando o perigo!

    • Rilka disse:

      LEIA A MATÉRIA não apenas a chamada. Se precisar de complemento a informação leia os comentários de Fernanda e de Graci. Entenda o q está sendo dito antes de comentar.

  7. Paloma disse:

    O que falar dessa espécie que se diz tão inteligente!
    Humanos, sempre regredindo, sempre se superando na ignorância.

  8. Leandro disse:

    A turista na praia do Recife, e os turistas(Humanos), quando vamos sair do mar, que não nos pertence?

  9. renata disse:

    Os tubarões atacam pessoas não porque estão com fome, mas por sentirem-,se ameaçados! Eles estão em seu habitat natural, errado é a pessoa saber que ali acontecem ataques e insistir entrar naquele mar.. Isso na verdade é burrice, até porque a pessoa viu as placas e o bombeiro ainda pediu para que não fosse …

  10. Roberta disse:

    Li isso aqui e achei o melhor relato:

    De:Pense de novo
    Gostaria de declarar minha gigante indignação com comentários recentes da mídia e também de algumas pessoas que tenho conversado referente aos ataques de tubarões em humanos nos últimos tempos. Segundo elas os “monstros marinhos” como são chamados não tem piedade e fazem turistas terem pesadelos com seus horríveis e aterrorizantes ataques. Primeiro; as pessoas atacadas estavam em locais com identificação sobre o risco.
    Segundo; no Recife ocorrem ataques constantemente, agora por que diabos você vai querer entrar na água?
    Terceiro; o mar não nos pertence, essa é a casa deles e devemos no mínimo respeitar.
    Quarto e mais importante; os tubarões não atacam pessoas porque são monstros maldosos ou assassinos, eles estão com fome, e se estão com fome é porque não tem comida e se não tem comida tem alguma coisa errada. Vale lembrar também que foi construído um enorme porto no Sul do Recife, as embarcações jogam restos de peixes e animais marinhos no mar formando um grande rastro de sangue, com isso eles acabam seguindo as embarcações e se aproximando da costa.
    Ah! vale lembrar também da destruição dos mangues nas proximidades do porto, onde as fêmeas iam parir os filhotes, agora elas não tem onde fazer isso então seguem para costa.
    Engraçado, parece que o grande monstro da história não são eles.

    Respeite a vida marinha.
    Respeite para ser respeitado!

  11. Magreza disse:

    Sergio Rickardo disse: “Isso é uma tremenda demonstração do quanto as pessoas podem ser ignorantes mesmo tendo tantas informações ao seu alcance”
    É exatamente isso. 90% das pessoas que comentaram aqui mostram que não leem nada. Leiam a matéria! Vocês tão criticando uma medida eficaz e eficiente que PRESERVA A VIDA DOS TUBARÕES!

    Materia: “Desde 2006, os tubarões capturados vivos são catalogados, marcados com localizadores e soltos em alto-mar.”
    Prestem atenção antes de comentar sem ler nem pensar!

    • Marcela disse:

      Tudo bem que estão sendo preservados. Mas, mais uma vez estão sendo deslocados para dar lugar aos humanos. Isso é justo??? Não concordo não. Deviam fazer isso com os humanos que não respeitam à natureza: capturar os humanos, catalogá-los, marcá-los com localizadores e soltá-los na cidade. Ia ser ótimo!!! Imagina, catalogar os humanos mais ignorantes perante à natureza, ai sim estaríamos protegendo a natureza.

  12. Michele disse:

    Se para colocar as barreiras de proteção ficaria em 400 mil e a captura em R$ 1,8 milhão. Não seria mais lógico colocarem as barreiras? Tinha certeza que daria nisso, o ser humano não se contenta em destruir apenas o habitat, quer eliminar tbm os sobreviventes. Odeio esses políticos que só pensam no lado mais fácil, exterminar!!!

  13. Leo disse:

    O Fábio Hazin deu uma palestra na UFPE recentemente. Não se trata de caça aos tubarões. Os tubarões são pescados e levados para longe da praia onde são soltos, acompanham a corrente e não retornam para a praia. Hoje quase todos os tubarões pescados sobrevivem e o impacto em outros peixes, como as arraias, por exemplo, foi reduzido para zero. Hoje o método usado aqui para evitar ataques de tubarão é o mais eficiente do mundo. Melhor até do que o da África do sul e Austrália. O impacto ambiental é quase nenhum e o risco de ataque foi diminuído significativamente.

  14. jorge alencar disse:

    isso é ridículo, estamos nos tornando predadores ao invés de achar uma solução estamos colocando nossas irracionalidade num mundo onde estamos apenas invadindo!.

  15. Amanda disse:

    Concordo, acho otimo os monitoramentos e marcaçao dos animais, como disseram, capturados vivos, mas como biologa vou dizer que esse metodo é ridiculo. Otimo que pessoas autorizadas e com conhecimento façam esse tipo de trabalho, mas e os pescadores e outros leigos que nao tem ideia alguma de conservaçao e saem achando quetem o direito de capturar os tubaroes e matar, porque o governo autorizou?! E outra, existem milhares de formas de marcar os tuvaroes para estudoa sem ter que tira-los do mar ou transferir de habitat. Eles estao ali nao por vontade propria mas porqur foram forçados e paciencia agora é ali que eles se reproduzem e dao cria. Vao forcar os tubaroes a irem paea um novo habitat, as vezes incluindo-os no meio de outras comunidades foorcando a competicao por alimentos. PROBLEMA DOS TURISTAS se nao vao poder entrar na agua. E o governo tem mais é que se ralar se nai vao acatar a ordem do MP de proibir o banho, outroz ataques vao acontecer.

    • Desa disse:

      falou bonito Amanda é de pessoas como vc que o mundo precisa! estou cansada de gente o ser humano é muito egoísta, não estou acreditando no que li espero que seja um equívoco…

  16. Sidney disse:

    Incrível mesmo como algumas pessoas acham que o certo é tirar os tubarões da costa, acreditando que esse sistema realmente funciona. O que acontece é que animal nenhum precisaria ser torturado e sofrer alto nível de stress para ser catalogado se fossem deixados em paz pelos humanos, em seus habitats preservados. Mas a ganância humana é forte demais, e em nome dela são cometidos crimes contra a natureza. Tirar os tubarões da costa é só uma medida para que a prefeitura e quem esteja envolvido ganhar dinheiro com a exploração turística. Nada contra turismo, mas o problema é, sim, a ganância. Talvez os tubarões estejam hoje habitando a costa por alguma ação humana mal pensada, mas agora tira-los de lá não deve ser a coisa certa a se fazer. Se tem placas no local avisando sobre o perigo de ataques de tubarão e mesmo assim as pessoas entram na água, elas estão transgredindo uma advertência, tornando-se assim as únicas responsáveis por suas mortes. Agora, para deixar minha opinião mais clara, eu acho que os humanos também deveriam ser caçados e soltos em outro lugar quando invadem o habitat de um animal e o causa mal. Afinal, a natureza sobreviveria bem melhor sem nós para agredi-la.

    • Thiago disse:

      Sidney vc falou o que está realmente em jogo, o governo de PE não está nem um pouco se importando se esses tubarões são bem ou maltrados e muito menos onde eles estão sendo “libertos”, a questão de captura é totalmente danosa pq não trabalha na causa e sim no sintoma da questão, tubarão é animal de topo de cadeia e se ele está sendo afetado pelo porto ou pelos navios que ali passam algo tem que ser feito a respeito ou senão essa expulsão de tubarões nunca vai acabar…se há um motivo para eles estare lá é justamente aonde o governo deve agir!

    • Glenda disse:

      Achei bem pouco o que aconteceu com ela e com tantos outros, que desobedeceram as sinalizações. Mania de as pessoas acharm que são superiores aos animais, só por andar e ser ‘racional’, o que eu duvido muito porque minha cadela é mas inteligente do que muitos do que vi aqui comentando. Animais sempre pagam o pato por burrice humana. Nós que invadimos o espaço dele e não o contrário. No dia que aprendermos a respeitar a natureza, tudo mudará!

  17. Magal Melo disse:

    Vai diminuir o preço do sushi.

  18. THIAGO disse:

    É pra matar esses tubarões mesmo do mesmo jeito é se um filho desses que estão defendendo os tubarões por algum motivo se afastar de mais e se afogar vem uma peste dum tubarão p acabar com a vida deles acorda porra tubarão é bixo do capeta…

    • Pamela disse:

      É que nós somos alfabetizados, sabemos ler placas de aviso de tubarões e obedecemos, logo, somos contra essa medida porque sabemos que esse “extermínio” de tubarões acabar com o ecossistema marinho mais do que já está acabado. Tubarões não sabem ler placas de sinalização, não têm nada a ver com a gente, eles procriavam nos mangues mas nós os destruímos, então eles têm que o fazer na costa, por NOSSA culpa.

      E, por sinal, se fosse filho meu, não entraria na água sabendo que é perigoso.
      Turista paulistano é uma merda.

    • tubaroni disse:

      “Bixo” do capeta são seres humanos desprovidos de um cérebro funcional como você (só uma pequena nota: é BICHO e não bixo). Me diz uma coisa, você é vegetariano? Porque se não for, você é tão assassino quanto os tubarões como você diz. Oh, não! Se você for vegetariano você TAMBÉM tá matando seres vivos para a sua alimentação! Que pena… Quer saber o que eu realmente acho dessas pessoas que morreram por causa dos tubarões? ELAS SÃO IDIOTAS!!! Me desculpem se alguém teve algum conhecido que sofreu nessa tragédia, fico extremamente triste também por quem morreu por isso e igualmente decepcionada por esses incríveis animais sendo estereotipados, mas na minha mente (e talvez eu esteja errada) essas pessoas agiram como criancinhas que a mamãe tem que por proteção na tomada pra não tomar choque na mãozinha. Que dizer, entendo porque uma criança entraria nessa água (caso não saibam, crianças são detidas principalmente pela dor) mas ela DEVERIA estar ali? Acho que não… Que tipo de mãe eu seria se levasse meu filho ou minha filha à um lugar que eu sei que ocorre “ataque” de tubarões? Caso você também não saiba os tubarões contribuem para o controle das populações das espécies que são suas presas. E mais uma informaçãozinha extra para você e qualquer outro que ache que matar essas pobres criaturas é a melhor opção: experiências são feitas no tratamento de doenças humanas com as células de tal animal. Talvez (só talvez) você deva rever seus conceitos e valores antes de sair falando merda por aí, ok?

  19. wesly disse:

    se aquela garota fosse da família de um de vcs ninguém diria isso…

    Que absurdo! Só pq aquela garota foi atacada? SÓ? achou pouco?

  20. Willian Bueno disse:

    Sugiro que o governo de REcife instale as redes de proteção aos banhistas como é feito em algumas cidades litorâneas da Australia e outros países. Ao invés de partir para esta atitude IMBECIL!

  21. Jedi disse:

    Não entendi ? Capturar e soltar em alto mar ? E o tubarão não sabe nadar e voltar ??? Vão gastar dinheiro público com passeio de tubarão ? Vai começar a fuleiragem novamente $$$$$$…

  22. Jedi disse:

    Eu como carne, galinha, frutos do mar e peixe ! Em todo supermercado vende filé de cação, um ótimo e saboroso tira-gosto para tomar com cerveja ! Peixe (tubarão, cioba, xaréu etc..) não é mamífero como golfinho e baleia !

  23. Quanta gente oportunista! “Os espécimes sobreviventes serão catalogados e …”.Mas quantos sobreviveram? Quantos morreram? Ignorantes são esses que defendem o indefensável. Ora, até parece que não estamos todos acostumados a ouvir explicações furadas e mentirosas de nossas “autoridades” pra justificar a MALDADE ??? Até parece que vou acreditar neles! Vocês leram a explicação “oficial” e tenho por princípio nunca acreditar nelas, a não ser que sejam PROVADAS. Agora querem ir a qualquer praia, mesmo com avisos, e a solução é “tirar da frente” os pobres animais porque um “ser humano”, um ser superior, quer passar? Ela foi uma irresponsável e não levou nem uma multa por entrar na água onde não podia? Deve ser uma dondoca mimada que faz o que lhe dá na telha, sem ver as consequências. Pena que não foi engolida inteira pra não incomodar mais.

  24. Celia Souza disse:

    Pergunto ao Sr. Governador de Pernambuco se ele também costuma mandar matar os assassinos e os estupradores que vivem em Pernambuco.

  25. Noadia disse:

    E que fique bem claro que nenhum projeto será eficaz se não tiver a colaboração da população, no que se diz respeito a educação ambiental. Como disse a Presidente do comitê nós temos a praia com incidentes com tubarão mais bem sinalizada do mundo, mas a população prefere agir por contra própria, não acatando as orientações de quem é instruído!

  26. OS TUBARÕES não são assassinos e quando atacam faz parte do seu clico vital então é melhor obdecer a placa .aguardem dia 31 de JULHO vamos dar a resposta para o GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS e para o DATENA que estão incentivando matança de tubarões .
    contato :
    FACEBOOK é só enviar convite para Mancuso monteiro

  27. Marili disse:

    Mas é o fim do mundo mesmo!! Que PROIBAM os turistas de entrar na água, que é o terriório dos tubarões e não caçar os coitados que já são tão abatidos pelo maldito humano!!!!!
    Enquanto essas merdas de pensantes não acabarem com o planeta ,não irão sossegar!!

  28. Rodrigo disse:

    Tudo isso porque tem gente imbecil que entra na água e diz que não sabia que tem tubarão!!! por favor é analfabeto ou o que? Quem sabe se ver um telejornal ao invez de apenas novela vai saber que no recife tem tubarão, sem precisar de uma placa para isso, morreu de burra e quem vai pagar o pato são os tubaroes, que vao ser mortos mesmo sendo inocentes.

  29. Glenda disse:

    Tudo isso porque uma menina desobediente resolveu entrar no mar, mesmo que esta estivesse sinalizada e ela estivesse ciente que ali possuia tubarões. Até quando os animais vão pagar o pato por burrice humana? ali é área dele, NÓS temos que respeitar. Quem invade a área deles, está sujeito a isso. Se alguém entrasse em sua casa sem ser ‘convidado’ você reagiria como? é praticamente a mesma coisa! Sóq ue com a diferença que ele segue seus instintos e pra ele, é comida. Sem fazer diferença se é humano ou peixe. Vamos acordar pessoal, pensar um pouco além. Seria muito mais fácil, interditar a praia até porque não é nossa. Não moramos lá e sim eles. No dia que aprendermos a respeitar a natureza, a vida será outra! Acho um absurdo isso, e memso que não culmine em matança interrompe o ciclo dele e a cadeia alimentar, mesmo que seja POUCO, não EXCLUI. Ignorância é quem aplaude isso, achando que os animais tem que ser submissos ao homem e que se isso não acontece, o homem tem direito de intervir. E se fosse meu parente, eu pensaria da mesma forma. Eu teria consciência que foi uma fatalidade e o mais culpado teria sido a pessoa.

  30. Gabriela disse:

    Ridículo isso ! Nós humanos que invadimos o espaço deles e são eles que pagam o preço ?! QUE NOJO ! E que injustiça… … Há outras maneiras de evitar tragédias como esta que aconteceu. Lamento muito pelo que aconteceu, lamento muito pela família, mas os tubarões não têm culpa ! Haviam sinalizações no local… .. … Isso não pode acontecer !

  31. Gustavo disse:

    Agora todos os dias Todos os dias mesmo morre quantos jovens por motivo de drogas Assassinato Roubo? Gente hipócrita tenho nojos desses políticos que só sabem olhar para o bolso deles mesmo com certeza desse dinheiro todo eles vão ficar com a metade ou mais esses ladroes fazer isso com os animais que estão na sua “casa” por que acho que mar e dos peixes não nosso vai pegar os ladroes vai combater o trafico de droga da educação vai olhar para o próximo vai melhora o brasil, por que para vocês que moram em um bairro bom só anda de carro e bom não ver as nessecidades de um povo que só sofre nesse pais Estou indignado de ver todos se matando para estudar para ver se consegue ganhar 1 salario minimo que e uma bosta no brasil e tirar dinheiro de onde não tem para pagar impostos e não ter saúde segurança em fim “NADA” Políticos sou Sincero a dizer a vocês o mundo seria muito melhor para nos para vocês se vocês fizessem o certo.
    Me desculpe por meus erros ortográficos e por que na escola que estudo não temos sempre professores de português.

  32. João Fellipe disse:

    CÚMULO DO ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ESPERO QUE ISSO NÃO ACONTEÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Durval disse:

    Acho inadmissível uma atitude como esta. O mar não é nossa casa, entramos e o destruímos sem o menor pudor. Tubarão não é um monstro como se pregam, eles comem quando sentem fome. Se não encontram o que comer, aí sim há algo errado.
    Isso vai gerar um desequilíbrio marítimo sem precedentes.
    Sinto muito pela morte da garota, mas os tubarões – incluindo o que a mordeu – não pode nem deve pagar por um ato de irresponsabilidade, seja ele de que lado foi.

  34. Vanessa disse:

    “E como sempre os animais precisam pagar o preço da estupidez humana.”
    Desejo que esses ativistas / terroristas juntamente com os que apoiam essa atitude ridícula e vergonhosa, caiam todos no mar e sejam triturados.

    Governo do cão.

  35. Luigi disse:

    Ridículo. É uma pena que a garota tenha morrido, mas foi ELA que invadiu o espaço do animal. Os animais não devem pagar pelos erros/estupidez humana. Havia placas em diversos lugares, entrou lá porquê quis.
    Volto a dizer, é lamentável o que aconteceu com a menina, era uma ‘criança’ e tinha muito que viver ainda. Nós e os animais temos os nossos direitos.

  36. Hemrique disse:

    Tubarões matam 5 pessoas por ano no mundo, maquinas de venda (refrigerante, comida e etc) matam 13 pessoas por ano. Será que o governo de Pernambuco vai recolher as maquinas de auto-venda?

  37. Sybil disse:

    Parem de ser ridículos e vamos educar as pessoas.. Vamos educar pra que saibam ler. Para que saibam que a natureza comanda e nós somos os invasores, temos que respeitar a natureza e as leis!!!! Não pode entrar, não pode entrar… não podemos ficar achando pra sempre nesse país infeliz que pra tudo se dá um jeitinho e que a lei é pra ser ignorada, burlada e desobedecida!
    Enquanto o povo for assim e os governantes idem (reflexo) iremos viver na calamidade.
    E os pobres animais que pagam o pato.. Não pode isso!

  38. André disse:

    Não importa se o tubarão não tem culpa. Importa é que ele mata sem piscar, e ali na praia, atualmente também é habitat de pessoas, locais e visitantes. Não colocaria em risco nem sacrificaria sequer uma vida humana, nem por um milhão de tubarões ou mesmo pelo sem fim pra sempre. Não estou propondo o extermínio, mas o fim das mortes de humanos por tubarões em beiras de praias, nosso habitat sim. As placas de Perigo-Tubarão nas praias do Recife são uma situação de extermínio de humanos analfabetos, surdos, cegos e desatentos, pois nenhum desses poderá conseguir ler as placas e serão devorados violentamente pelo tubarões que estão lá à espreita!!!

  39. catarino disse:

    Há décadas, houve uma intervenção equivocada, construção de Suape, sem levar em conta a perturbação de espécies marinhas. A natureza deu uma resposta dura, com prejuízos humanos e econômicos no maior conglomerado do território, o Recife. Agora, dois ou três gênios associados a governantes pressionados pela opinião pública encontraram a “solução”: matar nove e rotular um em cada dez animais capturados, comemorando uma pseudo redução de ataques. Irracional, o tubarão morde suas vítimas confundindo-as com espécies de sua cadeia alimentar; morde e em seguida rejeita a carne humana. “Racional”,o homo-gabinetes destrói um dos maiores santuários de reprodução animal do planeta, esconde a verdade, culpa o tubarão e tenta encabrestá-lo. Quem sabe já não estejam gerando gerações mais e mais agressivas. As vítimas sobreviventes e familiares de vítimas fatais deveriam não errar o endereço do processo: poder público, Suape e os governantes de plantão.

  40. daniel antonio quirino disse:

    Não quero nem comentar nada, enquanto a BR 101 está matando muito mais que os tubarões e ninguém fala nada……….

  41. Paulo Riolive disse:

    Estou perplexo com a ignorância de algumas pessoas que defendem a caça e extermínio do animal mais espetacular dos oceanos. não se esqueçam que o mar é não é lugar da espécie mais abominável que existe no planeta “o homem” meus caros leitores, tubarões não matam e comem nossa reles espécie por prazer, é um animal de grande porte e a sua mordida de investigação realmente causa um estrago e às vezes morte.
    a incompetência e falta de socorro imediato que matou essa vitima, na Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul e etc… tubarões arrancam membros inteiros e as vitimas não morrem. Será porque?
    e nesses países o turismo de observação desses animais dá muito mais “lucro” do que extermina-los. No final não é “lucro” que interessa?

  42. joao disse:

    eles tao no habitat deles e ninguem tem o direito de tira de la

  43. Eudes Pontes disse:

    Na verdade, já li que o habitat dos tubarões era a região do Cais de Santa Rita. Com a ampliação desmesurada do cais em decorrência da ganância humana (e sem o devido estudo de impacto ambiental) os tubarões passaram também a habitar a praia de Boa Viagem. O correto é estudar e atacar o cerne da questão. Pescar os tubarões é o mesmo que tentar arrancar uma árvore pelas folhas. Deve-se ir direto; na raiz. E uma cara desses ainda vai se candidatar a presidente do Brasil. Francamente!

  44. Raphaela disse:

    Quem me garante de que não irão matar os tubarões??? o GOVERNO??? o mesmo governo que rouba e mente a todo tempo… Triste de mais com isso, mais uma vez “Humanos” destruindo o meio ambiente. 🙁 Já estou vendo os restaurantes servindo sopa de barabatana de tubarão. 🙁

  45. Liz Cestari disse:

    O mar não pertence ao homem, é o habitat natural dos tubarões. O ser inocente será penalizado??? O que o homem tem feito à natureza além de a destruir??? Deixem os animais em paz. Eles não sirão do mar para atacar ninguém em terra. Ignorância, falta de respeito, crueldade é o nome desta matança.

  46. Roberta disse:

    Pelo que li na notícia a intenção não é matar tubarões mas capturá-los, catalogá-los, marcar com sinalizadores e devolver os tubarões ao mar. Parece que o povo só leu o título!
    “Desde 2006, os tubarões capturados vivos são catalogados, marcados com localizadores e soltos em alto-mar.
    “Conseguimos reduzir o risco de ataque sem impacto ambiental significativo”, disse o engenheiro de pesca Fábio Hazin, da UFRPE e do Comitê de Pesca da ONU”.

  47. stephanny disse:

    QUE VERGONHA!!!
    a praia é sinalizada, foi dada a informação e agora querem degradar o meio ambiente, cade a historia de preservaçao, cade a historia de ser consciente eu detesto essas pessoas que dizem ser tao inteligentes. Nossa isso e muito deprimente eu sou contra tudo isso, o mundo so esta assim nesse inferno por causa de decisoes que tomam pensando so no seu eu no seu proprio bem estar. Eu morro de vergonha dessas pessoas que dizer ser do estado que lutam pela proteçao, qualquer pessoas saberia que nao se pode entrar na agua que corre risco porque la e o lugar que todos tubaroes moram. EU SOU CONTRA!!!!

  48. nathalya disse:

    Certo que quem tá no lugar errado são os banhistas, mas pra melhorar a situação estão apenas mudando o local dos tubarões, não estão matando, só colocando em um lugar mais distantes, sei que é errado pelo fato de tá tirando eles do seu habitat, mas como os brasileiros querem ter vantagem em tudo, não vai ser o tubarão q vão atrapalhar o divertimento… não acho errado não, mas também não é totalmente certo, errado seria se estivessem matando.

  49. Luana disse:

    Alguém assistiu um documentário sobre os tubarões do Recife no Discovery Channel? Esta pesquisa foi realizada com tubarões do mundo inteiro e a conclusão foi que num raio de 25 ou 35 km da beira da praia de Recife não há vegetação, peixe, luz, enfim, vida marinha. Sendo assim, os tubarões estão, na verdade, sobrevivendo. Como podem caça-los se, nós, seres humanos destruímos tudo. Em vez de programa de Controle disso ou aquilo, ensinem as pessoas as respeitarem o meio ambiente e os animais. Assistam a esse documentário para que entendam de como está a “casa” do tubarão e qualquer outra espécie marinha.

  50. Rosemeire disse:

    Há algumas explicações para o aparecimento dos tubarões nessas áreas, vejam algumas:
    O fato é que as espécies de tubarão que vivem perto da praia e que antes tinham comida à disposição agora não têm mais tanto alimento assim. Segundo os cientistas, isso aconteceu provavelmente por conta da construção do Porto de Suape. “Durante as obras, foi preciso destruir mangues e rios das redondezas”, explica Otto Bismarck Gadig, professor da Universidade Estadual Paulista e especialista em tubarões. “Isso afetou o ecossistema de tal jeito que esses animais ficaram sem muita comida disponível e, também, sem lugar para ter seus filhotes.”
    Em Recife, a natureza foi alterada e a vida marinha ficou escassa, sem muitos alimentos para os poucos grandes tubarões que nadam ali”, explica Otto Bismarck Gadig. Na capital de Pernambuco, também há muita gente, o que aumenta a chance de uma delas ser atacada por um peixe desse tipo faminto.
    Os tubarões não são vilões.
    De quem será a culpa disso tudo?

  51. MARCELLE disse:

    ASSINEM ESSE ABAIXO-ASSINADO CONTRA ESSA BARBARE!!!!

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=M5A5RCE

  52. ERIKA disse:

    SE UM ESTRANHO ENTRA NA MINHA CASA SEM SER CONVIDADO E EU O MATO, É LEGÍTIMA DEFESA…
    A CASA DO TUBARÃO É O MAR, SE ELE ESTÁ PRÓXIMO A ORLA É PORQUE TEM ALGO ERRADO ACONTECENDO.
    O TUBARÃO NÃO SAI DA ÁGUA PRA ATACAR NINGUÉM, AS PESSOAS QUE MESMO SABENDO DA EXISTÊNCIA DELES E DOS ATAQUES COMETIDOS PELOS MESMOS, QUE ASSUMEM O RISCO AO ENTRAR NA “CASA” DELES.
    O SER HUMANO SE JULGA TÃO ESPERTO E NA MAIORIA DAS VEZES, ACREDITA QUE AS COISAS SÓ ACONTECEM COM OS OUTROS.
    OS TUBARÕES NÃO PODEM PAGAR PELA IRRESPONSABILIDADE DE QUEM ASSUME O RISCO.
    AO INVÉS DE SER LIBERADA VERBAS PARA A CAPTURA DOS MESMOS, DEVIAM É VERIFICAR O REAL MOTIVO DELES ESTAREM TÃO PRÓXIMOS A ORLA.
    ATE ONDE ME CONSTA, EXISTEM PLACAS QUE SINALIZAM O RISCO DE ATAQUES… O SER HUMANO SABE LER… O TUBARÃO… BOM NEM PRECISO DIZER.

  53. Liliane disse:

    Certamente ainda irão vender as barbatanas para os chineses que pagam caro para comê-las, chacinam os tubarões tanto lá, quanto em outros países para serem vendidas nesse mercado negro, de tantas crueldades. É inadmissível que ninguém impeça essa matança sem motivo algum, além da crueldade, ganância, causarão mais desequilíbrio ambiental.

  54. Eder disse:

    Devia liberar a captura de corruptos no país, isso sim…

  55. Liliane disse:

    Diga-se mais uma vez que há advertências sobre os riscos, foi mostrado na TV, foi feita entrevista com os guarda-vidas e mais uma vez foi comprovada a imprudência dessas turistas, que mesmo alertadas voltaram a área de risco, fora que os “humanos” foram os responsáveis por tal desequilíbrio, assim como outros tantos, destruíram os habitats…

  56. Natália disse:

    Era só o que faltava, PIADISTAS! O tubarão é uma espécie marinha, o ser humano não. Se determinada orla é mais povoada por eles, sendo que espécies mais agressivas invariavelmente chegam à águas não tão profundas, pq as pessoas precisam entrar na água? Quer dizer, a minha vontade em entrar em um território que não me pertence, é mais importante do que respeitar a vida? engraçado que dizem, os capturados vivos…como assim? É pra sair matando eles? Sem nenhum motivo? Só pq essas pessoas acham que assim vão diminuir os incidentes? Diga-se de passagem que o incidente é só do banhista, pq até onde eu sei, os tubarões habitam esses locais…enfim, SEMPRE terão novos exemplares, novos animais, tubarões vindo…o que vamos fazer? Extinguir mais uma espécie já ameaçada (SIM), pq assim nosso ego quer? Ninguém diz que a água na região é turva né? Ninguém diz que o tubarão não enxerga bem em tais condições e que não, tubarões NÃO gostam de carne humana. Devem sentir a podridão de longe…E como alguém já disse, depois que eles forem liberados em alto mar, vão levar um manual de como não entrar pela mesma corrente? Sem comentários…

  57. Melody disse:

    Pois é…. sentimos muito a morte daquela moça, fruto de vários erros seguidos…primeiro, destruiram o habitat natural dos tubarões,segundo até onde sei estava avisado o perigo.. terceiro, desobediência sempre tem suas consequencias…. Agora vão assassinar uma espécie por medo? ou para falar que sou corajoso, vou ali matar um tubarão? Matar um tubarão, vai resolver o problema? isso não é uma atitude de justiça.

  58. Dayse disse:

    Será que o Governo do Estado quer acabar a espécie? Será que já não basta ter invadido seu hábitat causando esse transtorno todos, como a construção do Porto de Suape que descontrolou todo o sistema das águas e, consequente, provocou todos esses acidentes que vem ocorrendo? Afinal, quem é o maior vilão na história? O tubarão que defende o seu espaço oio homem que invadiu e descontrolou tudo? Acorda governador!

  59. Patricia disse:

    Cade o abaixo assinado? absurdo!!!!! quem sabe o governo não começa a agir pra prover mais alimentos pra esses animais! ao inves de desequilibrar uma fauna inteira?!?!?!

  60. Angela Iazzetti disse:

    Um absurdo….. Os humanos invadem seu habitar e eles sentem fome….

  61. aureamayo disse:

    Politicos brasileiros tem a maldita e patetica mania de resolver o problema matando os animais… coisa de irracional… é mais facil matar do que resolver! Sera q ninguem os informou q o mar e o lugar deles!!! idiotas!!!

  62. Ronaldo disse:

    Que tal capitular enjaular e matar quem mata o povo de fome porque rouba. É corrupião ou o pior dos crimes. O descaso pela saúde Vamos matar eles também?…..

  63. Felipe disse:

    É um absurdo, apenas isso!

  64. Amanda Lima disse:

    Porque eles dos tubarões mordeu na perna esquerda
    A morte jovem bruna gobbi de 18 anos foi os tubarões do estado de recife Não podemos entre pra pessoas na praia …..

Trackbacks/Pingbacks


Leave a Reply

Receba avisos de novas edições:

Nome
e-mail
Receber e-mail? receber
UPG

Google +