Categorized | News

Morre o apneísta Enzo Maiorca

enzo-maiorca-morto-biografia

Morreu neste domingo (13), aos 85 anos, o mergulhador italiano Enzo Maiorca, considerado no país como o “rei das profundezas” devido a seus inúmeros recordes mundiais de apneia, quando a imersão na água é feita apenas com o ar dos pulmões.

Nascido em Siracusa, na região da Sicília, Maiorca também foi Senador da República (1994-1996) pelo partido ultraconservador Aliança Nacional. Seu primeiro recorde mundial foi batido em 1960, quando mergulhou 45 metros e superou o brasileiro Américo Santarelli, com quem rivalizou durante alguns anos.

Mas sua melhor marca foi registrada em 1988, já com 57 anos, quando mergulhou 101 metros de profundidade. “No amanhecer de hoje, um daqueles dias de sol nos quais o mar do porto de Siracusa parece imóvel, nos deixou um grande concidadão.

A rivalidade de Maiorca, com o mergulhador Jacques Mayol inspirou o famoso filme francês “Le Grand Bleu”, a “Vertigem Azul”, na tradução portuguesa, realizado por Luc Besson em 1988 e onde Jean Reno desempenhava o papel de Enzo.

maiorca

Maiorca e Mayol desafiavam-se continuamente até serem impedidos pela Federação Internacional de estabelecer novos recordes mundiais.

Tinham já atingido os 73 metros de profundidade em 1970 e mergulhar mais que essa profundidade foi considerado pela Federação como demasiado perigoso.

Depois de ter parado de competir, Enzo Maiorca dedicou-se a proteger a vida marinha.

“Anos atrás, quando estávamos mergulhando, um golfinho macho guiou minhas filhas, Rossana e Patrizia, e eu, quase levando-nos por nossas mãos, e nos deu a chance de salvar um golfinho fêmea que estava enroscado nas malhas de uma rede de pesca . Eu sustento que suas ondas cerebrais influenciam nossas mentes. O que é certo é que os nossos braços foram a maca por meio do qual nós levamos aquele pobre animal exausto, minado pela contrações, para a superfície. Assim que ela chegou na superfície, depois de respirar espuma e sangue, ela deu à luz um filhote de golfinho sob o olhar atento de seu companheiro.

O pequeno foi levado para os mamilos de sua mamãe por movimentos suaves de bico do golfinho adulto. Eu gosto de pensar que naquele dia reuni uma família. Tanta raiva permeou meu ser quando me dei conta do massacre ilegal de cetáceos em Taiji, junto com o massacre perpetrado ilegalmente pela frota baleeira japonesa no Santuário Antártico das Baleias, que eu só posso condenar – sem quaisquer circunstâncias atenuantes – aqueles piratas do Sol Nascente, verdadeiros piratas que trazem morte e destruição irremediável para os mares deste mundo.”

15032327_1203219133058066_7088812321257649402_n

EM 2013, através de um convite de Paul Watson, Enzo Maiorca passou a integrar o Conselho de Administração Internacional da Sea Shepherd, por sua experiência e defesa da vida marinha.

Obrigado, Enzo Maiorca, boa viagem”, disse o prefeito da cidade siciliana, Giancarlo Garozzo.

O velório do mergulhador acontece na sede da Prefeitura, e o funeral está marcado para a próxima terça-feira (15). (ANSA)

 

Leave a Reply

Receba avisos de novas edições:

Nome
e-mail
Receber e-mail? receber
UPG

Google +