Categorized | Videos

Lawrence Wahba relembra exclusividade para filmar a reabertura do Atol de Bikini

Lawrence Wahba

No quinto vídeo da série ’20 Anos em 20 vídeos’ (www.youtube.com/LawrenceWahba20Anos), Lawrence Wahba descreve o trabalho que gerou repercussão internacional à sua carreira: em 1996, ele foi o documentarista a obter a prioridade mundial para filmar a reabertura do Atol de Bikini, no Oceano Pacífico. A retirada dos povos da região foi feita há 50 anos, após a Segunda Guerra Mundial, para que fossem realizados testes nucleares americanos. Os testes foram tão intensos que chegaram a vaporizar ilhas inteiras. Os povos tornaram-se nômades, tendo que ocupar outros lugares das ilhas Marshall.

A convite do amigo Fabio Amaral Lawrence foi registrar o retorno do povo bikiniano a sua terra de origem e lá pode entrevistar o filho do Rei Juda, que teve que conceder o território para os testes militares, e filmar o canto de lamento do conselho de anciões do povo de Bikini.

A veiculação de ’20 anos em 20 vídeos’ na internet segue até 15 de setembro quando estreia a serie “Reino Animal: Diários de Lawrence Wahba” no canal NatGeo.

Diariamente será incluído um vídeo contando as viagens pelo mundo do mergulhador, cinegrafista, produtor e diretor de documentários Lawrence Wahba, que há 20 trabalha registrando a natureza e os animais selvagens em todo mundo.

Leave a Reply

Receba avisos de novas edições:

Nome
e-mail
Receber e-mail? receber
UPG

Google +