Categorized | News

Turquia cria novo recife artificial de um Airbus

airbus1

A Turquia afundou, de propósito, um Airbus A300, com dimensões colossais, por um motivo curioso: transformá-lo num recife de corais artificial. Tudo pelo bem do turismo.

Com a investida, as autoridades turcas esperam atrair mais turistas para a região, principalmente os praticantes de mergulho, dispostos a desbravar a biodiversidade marinha no Mar Egeu.

Nos últimos anos, o turismo caiu significativamente na Turquia, diante de uma série de ataques suicidas e turbulências políticas. Essa já é a terceira aeronave de grande porte e a maior, até o momento, que o país afunda pelo bem do turismo.

aribus2

Comprado de uma empresa privada por cerca de US$ 90 mil, o Airbus concluiu sua última viagem no sábado (4). Seu destino final foi a cidade turística de Kusadasi, famosa por seus resorts.

Para submergi-lo, as autoridades locais montaram uma força-tarefa, para evitar danos ao leito marinho. A operação durou duas horas e meia, segundo o jornal Daily Sabah.

Antes de entrar no mar,  o Airbus passou por uma grande limpeza para a retirada de resquícios de combustível e peças que poderiam prejudicar o meio ambiente.

Este vídeo publicado no Youtube pela Ayndinpost TV mostra a operação para afundar o avião, que foi ovacionada.:

Recifes artificiais não são novidade no mundo. Navios que naufragaram são o tipo mais comum, mas existem outros. Em 2008, a cidade de Nova York afundou vagões de metrô obsoletos no Oceano Atlântico e, durante 12 anos, o artista plástico Jason de Caires Taylor esculpiu belas esculturas no formato de pessoas em pedras que facilitam o crescimento dos corais e que hoje formam o “Cancun Underwater Museum”

Leave a Reply

Receba avisos de novas edições:

Nome
e-mail
Receber e-mail? receber
UPG

Google +