Categorized | News, Videos

Vandenberg: a vida abaixo da superfície

O fotógrafo austríaco Andreas Franke não permite que os visitantes da sua mais recente exposição circulem por ela sem traje especial. Ele não faz questão de terno e gravata, mas exige que as pessoas usem roupa isolante, cilindro de ar e máscara de mergulho. Como o nome adianta, a mostra de fotos The Vandenberg: Life Below the Surface acontece debaixo-d’água, em pleno alto-mar da Flórida, nos Estados Unidos.

Artista e também mergulhador, o autor teve a ideia depois de conhecer (e registrar) o convés do General Hoyt S. Vandenberg, um navio militar norte-americano afundado desde 2009 na costa de Key West. Quando chegou em terra firme, Franke usou as imagens dos destroços como pano de fundo e criou uma sociedade subaquática em um longo trabalho de pós-produção e manipulação digital.

A série de 12 fotografias é exibida no casco do próprio navio, a mais de 30 metros de profundidade, com ajuda de fortes ímãs para não estragar a superfície propícia para os corais. Para suportar a pressão e impedir a entrada de água, as imagens foram protegidas com plexiglas dentro de uma moldura de aço inoxidável com vedação de silicone.

Há quase um ano, é possível ver crianças caçando peixinhos (e não mais borboletas) ou se equilibrando nos corrimãos, enquanto um grupo de alunas de balé se estica no guarda-corpo do navio. Ao misturar cenas cotidianas ao cenário abandonado, o fotógrafo revelou um mundo melancólico e parado no tempo, fator acentuado pelos figurinos de época. É de tirar o fôlego.

http://www.staudinger-franke.at/vandenberg/view/galery.php

Veja algumas fotos:

One Response to “Vandenberg: a vida abaixo da superfície”

  1. Roberta disse:

    El porcentaje en mi trabajo profesional es mínimo ( menos del 10 por ciento ) empleándolo solo como backup de equipo
    y para mis fotografías personales.

Trackbacks/Pingbacks


Leave a Reply

Receba avisos de novas edições:

Nome
e-mail
Receber e-mail? receber
UPG

Google +